Ortodontia (Aparelhos Dentários)

CONFIRA OS CASOS CLÍNICOS

Estatísticas mundiais demonstram que, de cada 10 pessoas, 9 precisam de algum tipo de aparelho.


São vários os motivos que levam as pessoas a desenvolverem problemas de mordida, como, por exemplo: a genética, a perda precoce de dentes, hábitos bucais nocivos (chupar dedo, chupeta), respiração bucal, etc.

 

Vamos enumerar, então, algumas razões para as pessoas utilizarem Aparelhos Dentários:

 

 

PROBLEMAS FUNCIONAIS (falta de engrenamento entre os dentes)

 

O encaixe de mordida correto permite uma melhor qualidade digestiva.  A digestão começa pela trituração dos alimentos na boca, através de enzimas presentes na saliva, chegando ao estômago como um bolo alimentar.
Se a pessoa não tem os dentes bem engrenados e/ou possui falta de dentes, ela engole o alimento em pedaços maiores, sem a ação devida da saliva e sem a formação correta do bolo alimentar. Com isso, o estômago necessita produzir uma quantidade maior de ácidos para poder digerir os alimentos. Assim acontecem inúmeros problemas, numa reação em cadeia, como as doenças relacionadas à má nutrição, que geram, entre outros, o envelhecimento precoce e distúrbios tanto no estômago (úlceras, gastrites), quanto no intestino.


PROBLEMAS DE DORES DE CABEÇA, OUVIDO E ARTICULAÇÃO


Muitas dores de cabeça, ou nas imediações do ouvido e articulação, são causados pela falta de alinhamento dos dentes. À medida que os dentes são alinhados, encaixados na posição correta, e os ajustes de mordida feitos, as forças de mastigação se diluem em toda a arcada dentária e todo o sistema de articulação trabalha de forma mais equilibrada, evitando a ocorrência de dores.

 

Porém para alguns pacientes, pode ser indicada a placa de bruxismo, mesmo após o término da ortodontia, para proteção de todo o sistema, assim impedindo do paciente desgastar seus dentes e dissipando melhor as forças musculares, diminuindo ou eliminando suas dores.

 

 

PROBLEMAS ESTÉTICOS

 

Sabemos que o mercado de trabalho hoje, exige uma boa apresentação pessoal. Um sorriso fechado e/ou com os dentes desalinhados pode, muitas vezes, levar à perda de oportunidades.


Um bom profissional que atua na área de Ortodontia, sabe que o principal de um tratamento é a devolução de uma engrenagem correta, ou seja, a devolução de funcionalidade da mordida, porém, quando é devolvida esta funcionalidade, a estética da arcada dentária também é restabelecida.


Hoje em dia também existe uma procura muito grande pela ESTÉTICA DO SORRISO, com clareamento e cosmética dental. Porém, de que adianta devolver uma tonalidade branca aos dentes, se o sorriso é fechado? Se os dentes não aparecem direito? Ou, se aparecem, estão todos fora de posicionamento? Para isso, um bom desenvolvimento das arcadas dentárias permite devolver ao paciente um sorriso mais amplo e, a partir daí, o tratamento estético sim, pode finalizar com chave de ouro.



PROBLEMAS DE BAIXA AUTOESTIMA

 

VOCÊ CONSEGUE SORRIR NATURALMENTE SEM TER VERGONHA DE MOSTRAR OS SEUS DENTES ?

O fator psicológico (baixa autoestima) está relacionado, muitas vezes, com a dificuldade da pessoa se expressar mostrando o sorriso. Ela então se nega a mostra os dentes, e muitas vezes, vive de maneira infeliz.


O tratamento ortodôntico restabelece a ESTÉTICA DENTÁRIA, devolvendo ao paciente a autoconfiança em demonstrar suas emoções e faz com que ele viva muito mais feliz.

 

PROBLEMAS DE DICÇÃO


Quando pronunciamos as palavras, utilizamos movimentos musculares com a língua tocando nos dentes. Dentes amontoados ou apinhados, uma arcada dentária mal desenvolvida, uma mordida aberta, podem gerar deficiência fonética.


Por isso, uma boa engrenagem de mordida, uma boa definição das arcadas dentárias, favorecem, em muito, a boa dicção.

 

 

 

 

 

 

CONFIRA OS CASOS CLÍNICOS

Rua XV de Novembro, 118 - Ed. Marcon - Salas 21 e 22 CEP 89160-000 - Rio do Sul - SC

(47) 3521-8845 | (47) 3521-2837