Página Inicial  
     
   
 

COMO ESCOVAR OS DENTES?

1. Para uma limpeza profunda mas gentil, use uma escova macia.
2. Pegue na escova num ângulo de 45º. Comece por escovar a parte exterior dos dentes da frente. Escove suavemente, apenas metade do dente, andando com a escova para a frente e para trás.
3. A seguir, escove a parte exterior dos dentes traseiros, começando junto à linha das gengivas.
4. Interior dos dentes traseiros. Escove de forma vigorosa e com a escova inclinada.
5. Interior dos dentes da frente. Ponha a escova na vertical e mova-a para cima e para baixo.
6. Superfícies de mastigação. Segure a escova direita. Escove suavemente.

"O importante não é a técnica, mas a eficiência da escovação na remoção da placa"

A) Faces Externas (vestibulares): devem ser escovadas no sentido da gengiva para o dente, em pequenos movimentos circulares ou varreduras verticais.

Movimento Circular: Deverá ser realizado com os dentes cerrados, fazendo-se movimentos circulares, contornando o arco gengival.
Movimento de Varredura: As cerdas da escova devem ser posicionadas perpendicularmente sobre a superfície do dente a ser escovado, junto à margem gengival, para então ser iniciado o movimento. Devido à posição da gengiva, ele será executado de cima para baixo (nos dentes superiores) e de baixo para cima (nos dentes inferiores).

B) Faces Internas(linguais ou palatais): com a boca aberta, escova-se a superfície interna dos dentes superiores e inferiores. O método de varredura vertical é o mais indicado e deve ser usado, também, no sentido da gengiva para a borda do dente.

C) Superfícies Oclusais (mastigatórias): a boca deve permanecer aberta, e as cerdas da escova devem realizar um movimento de vai-e-vem horizontal. Este movimento deve ser pequeno, abrangendo cerca de 3 dentes por vez, num tempo aproximado de 10 segundos para cada grupo de 3.

Obs.: Para que todos os dentes sejam escovados, e nenhum seja esquecido, é aconselhável seguir sempre a mesma seqüência de escovação.

Finalmente, a língua deve ser cuidadosamente escovada, pois ela retém resíduos alimentares, bactérias e células descamadas da mucosa.


 
 

Rua XV de Novembro, 118 - Ed. Marcon - Salas 21 e 22 - CEP 89160-000 - Rio do Sul - SC
Fone: (47) 3521-8845 e (47) 3521-2837
E-mail: clinicacpo@brturbo.com.br
CPO - Sua confiança e seu sorriso são nosso presente! - Todos os direitos reservados.